sábado, 7 de junho de 2014

QUEM DESCOBRIU A AMÉRICA?

OS VIKINGS!



Isso mesmo que você leu, aproximadamente 500 anos antes do genovês Colombo chegar a costa americana o explorador nórdico Leif Eriksson chegava ao novo mundo. Apesar de os livros sempre apontarem Cristovão Colombo como o descobridor da América, o fato de um Viking ter tocado seu solo antes já é de conhecimento geral há muitos anos, porém só recentemente maiores detalhes foram publicados.
Dentre os vários contos nórdicos um se destacava por se tratar de uma lenda sobre uma terra mítica repleta de vinhas que havia sido descoberta no fim do século 10 e a confirmação de que essa terra seria o continente americano só pode ser apresentada na década de 60 pelo casal de exploradores noruegueses Helge Ingstad e Anne Stine Ingstad que com auxilio de um grupo de pescadores vestígios de um assentamento nórdico em L’Anse aux Meadows, na costa da ilha de Terra Nova, no Canadá. Datações feitas por carbono 14 indicaram que os vestígios são mesmo do ano 1000, o que coincide com os relatos vikings sobre a viagem de Eriksson. Todos os detalhes , como as características locais estavam de acordo com as descritas pelo viking explorador, o que reforçou a certeza de que o mito na verdade era real. Assim, a partir de 1978 o local se tornou patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Apesar de terem chegado antes ao novo mundo, os nórdicos não puderam permanecer por muito tempo (pouco mais de 10 anos). Dentre os possíveis motivos, credita-se aos nativos americanos o fracasso da colonização, as lendas vikings falam sobre as batalhas sangrentas contra povos indígenas, que existiam em número superior ao dos exploradores do norte. Os nativos foram chamados pelos vikings de skraelings, ou “homens feios”. Os índios possuíam os mesmos tipos de armas que os vikings, como lanças e arco e flechas, mais a distancia em que se encontravam de casa e com um número muito inferior, as batalhas se tornavam cada vez menos favoráveis aos forasteiros, o que os levou a uma retirada em massa. Não se tem conhecimento se a intenção seria retornar mais bem preparados, o que se sabe é que até então não há registro de outras investidas nórdicas ao novo mundo após esse período.














Uma boa dica é o filme Desbravadores (Pathfinder) de 2007 que conta uma próxima da história. Ou a série do canal History (https://www.youtube.com/watch?v=aYF0yJN-wUw).
Kveðja vinir !!!

O Seriado Vikings (History) também é expetacular...