quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mitologia grega: A criação.

Iniciaremos hoje, não um estudo, mas sim um resumo detalhado sobre um tema que encanta e instiga a curiosidade de muitos nerds ( e alguns nem tão nerds ) por aí, a mitologia grega, seus personagens e seus significados. O que foi e o que restou até os dias atuais dessas histórias magníficas e grandiosas, que mesclavam atos de bravura, coragem e traição em sua maioria.

Não podemos iniciar sem antes conhecer como tudo começou, ou seja, com a criação do universo.
Segundo Hesíodo ( saiba mais sobre este poeta grego clicando AQUI ) o primeiro deus a "existir" foi o Caos.
Deve-se entender que neste contexto criado por Hesíodo, o Caos não possuia características de desordem e confusão, estes adjetivos só foram atribuídos por um poeta romano chamado Ovídio, por volta do século 25ac.
O Caos, que tem o significado de seu nome ligado aos termos: cisão, separação, se tratava de um imenso 'nada', como um universo sem estrelas.
Do caos nascem o Tártaro ( uma espécie de inferno ), Éros ( o amor ), Érebo ( escuridão ), Nix ( a noite ) e Gaia, como muitos devem saber, a Terra. (Para efeito de contexto seguiremos a linha de Gaia)

Gaia por sua vez gera sozinha Ponto, as Oreas ( montanhas ) e Uranus (o céu). Uranus, um deus a semelhança de Gaia fora criado para sua compania, e desta união foram gerados 12 titãs, dentre os quais Chronos. Logo em seguida foram gerados os ciclópes e os Hecatonquiros (seres horrendos que possuiam 50 cabeças e 100 braços ). Uranus, que possuia o poder de prever o futuro e o poder que tais criaturas poderiam desenvolver, passou a temê-los, e assim decidiu encerrá-los no ventre de Gaia. Sem poder dar a luz à seus filhos e com muitas dores por tê-los dentro de sí, Gaia pedi a eles que a ajudem a se vingar de seu pai e assim se libertarem do útero da mãe, somente Chronos aceita sua oferta. Gaia então retira de seu peito uma foice de metal e entrega a Chronos com a ordem de castrar seu pai.
Ao descer para se unir a Gaia, Uranus é surpreendido por Chronos que o ataca castrando-o, separando assim definitivamente a terra do céu e arremessando seus testículos ao mar e do sangue derramado sobre a terra foram criados os gigantes, as eríneas, as melíades e Afrodite ( criada da espuma sobre o mar ).
Após a queda do deus Uranus, Chronos se tornou o ser supremo, e, como o pai, percebendo o poder de seus irmãos ciclópes e Hecatônquiros, decidiu prendê-los novamente. O que gerou a ira de Gaia.
Chronos então é amaldiçoado por seu pai que diz, que assim como ele, Chronos seria destronado por seus filhos. Temendo tal profecia, Chronos repete o ato de Uranus com uma pequena, mas significativa diferença, ao nascer ele engolia seus filhos ( sendo eles todos deuses não poderiam ser mortos por Chronos ).

Reia, esposa de Chronos, assim como Gaia, não aprovava o que seu marido fizera a seus filhos e orientada por Gaia trama uma vingança a ser realizada com o nascimento do seu próximo filho, que seria Zeus.
Ao dar  luz a Zeus Reia pede a Gaia que o esconda e dá para Chronos uma pedra enrolada em lençois para que ele a engula no lugar de seu filho. Sem perceber Chronos engole a pedra acreditando ser seu filho.
Quando adulto Zeus declara, com apoio de Gaia, guerra a seu pai. Tal guerra que já perdurava por cem anos não parecia perto de um fim, é então que Gaia promete a Zeus que se ele soltasse seus filhos, os ciclópes e os Hecatônquiros, que habitavam no Tártaro, teria assim, poder suficiente para a vitória sobre Chronos. Zeus disposto a tudo para obter sua vingança os liberta e vence a guerra podendo assim libertar seus imãos também de Chronos.
Zeus agora domina o universo. Seus irmaõs, Poseidon reinava nos oceanos e Ades no Reino dos mortos.
Mais uma vez por temor ao poder dos hecatônquiros, Zeus os convence a voltar para o Tártaro para assim cigiar dos seres que lá estavam. E por mais uma vez Gaia se sente traída e decide destruir Zeus. Após três tentativas frustradas de vencer Zeus, Gaia aceita um acordo e recebe um lugar no Olímpo.
Zeus então decide povoar Gaia e ordena a Prometeu que criasse o homem...
Mas isso é outro assunto e contaremos na próxima semana.
No vídeo abaixo tem uma rápida menção que será melhor explicada.

Abraço.

2 comentários:

  1. ''Bom de se le melhor de se ouvir ao pe do ouvido de quem se ama.''
    Te acompanharei...
    e vc sabe como...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir