terça-feira, 17 de maio de 2011

Mitologia grega : 2ª parte - Criação do homem



Antropogênese!
A origem do homem como conhecemos.
Seguindo nossa série mitológica, como se criou o homem?
Segundo Hesíodo céu e terra já estavam formados. A parte mais leve, havia se espalhado e formado o firmamento. A terra, mais pesada, ficou para baixo e a água ocupou o ponto inferior, fazendo flutuar a terra. Este mundo era habitado pelas plantas e os animais. Mas faltava a criatura na qual pudesse habitar o espírito divino.

Foi então que chegou à terra o titã Prometeu, filho de Jápeto e Climene, descendente da antiga raça de deuses destronada por Zeus. O gigante sabia que na terra estava adormecida a semente dos céus. Por isso apanhou um bocado de argila e molhou com um pouco de água de um rio. Com essa matéria fez o homem, à semelhança dos deuses, para que fosse o senhor da terra. Apanhou das almas dos animais características boas e más, animando sua criatura. E Atena, deusa da sabedoria, admirou a criação do filho dos titãs e insuflou naquela imagem de argila o espírito, o sopro divino.

Foi assim que surgiram os primeiros seres humanos, que logo povoaram a terra. Mas faltavam-lhes os conhecimentos sobre os assuntos da terra e do céu. Vagavam sem saber a arte da construção, da agricultura, da filosofia. Não sabiam caçar ou pescar - e nada sabiam da sua origem divina.

Prometeu se aproximou e ensinou às suas criaturas todos esses segredos. Inventou o arado para que o homem plantasse, a cunhagem das moedas para que houvesse o comércio, a escrita e a mineração. Ensinou-lhes a arte da profecia e da astronomia, enfim todas as artes necessárias ao desenvolvimento da humanidade.

Ainda faltava-lhes um último dom para que pudessem manter-se vivos: o fogo. Este dom, entretanto, havia sido negado à humanidade pelo grande Zeus. Porém, Prometeu apanhou um caule do nártex, aproximou-se da carruagem de Febo (o Sol) e incendiou o caule. Com esta tocha, Prometeu entregou o fogo para a humanidade, o que dava a ela a possibilidade de dominar o mundo e seus habitantes.

Zeus, porém, se irritou ao ver que o homem possuíra o fogo e que sua vontade fora contrariada. Por isso tramou no Olimpo a sua vingança. Mandou que Hefaístos fizesse uma estátua de uma linda donzela, e chamou-a Pandora - "a que possui todos os dons", pois cada um dos deuses deu à donzela um dom. Afrodite deu-lhe a beleza, Hermes o dom da fala, Apolo, a música. Ainda vários outros encantos foram colocados na criatura pelos deuses.

Zeus pediu ainda que cada imortal reservasse um malefício para a humanidade. Esses presentes maléficos foram guardados numa caixa, que a donzela levava às mãos. Pandora, então, desceu à terra, conduzida por Hermes, e aproximou-se do irmão de Prometeu, Epimeteu a quem o mesmo recomendara que não recebesse nenhum presente dos deuses. Vendo-lhe a radiante beleza, Epimeteu esqueceu quanto lhe fora dito pelo irmão e a tomou como esposa.

A partir de então, tinha Epimeteu em seu poder uma caixa que outrora lhe haviam dado os deuses, sabendo que dentro dela continha todos os males, avisou a mulher que não a abrisse. Pandora não resistiu à curiosidade. Abriu-a e os males escaparam. Por mais depressa que providenciasse fechá-la, somente conservou um único bem, a esperança. E dali em diante, foram os homens afligidos por todos os males.

Quanto a Prometeu, Zeus ordenou que Hefaístos e seus serviçais Crato e Bia (o poder e a violência) acorrentassem o titã à um despenhadeiro do monte Cáucaso. Mandou ainda uma águia para devorar diariamente o seu fígado que, por ser ele um titã, sempre se regenerava. 

Muitas teorias sobre a antropogênese, míticas e religiosas, foram originadas destes textos. 
Em breve falaremos sobre as criaturas míticas que assombravam o homem recém-criado. 
Também vale muito a pena! 

Um comentário:

  1. Muito show o post!
    Da pra fazer referência com várias outras culturas e entender um pouco sobre a "criação" do homem!

    Parabéns pelo trabalho aqui!

    Abraços do Elfo!

    ResponderExcluir