segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bin Laden morto: A euforía que pode preceder ao caos...

O inimigo número um do mundo ocidental foi morto.

Seria realmente a oportunidade de colocar um ponto final neste texto? Será realmente que poderemos agora assistir à um telejornal sem nos deparar com a imagem do terror? Seremos agora pessoas libertas do extremismo religioso?
Não tenhamos tanta certeza disso!
Apesar de o Presidente Obama dizer que, hoje o mundo se encontra mais pacífico, não nos iludamos, por favor!
Está sendo propagada, uma campanha para acalmar a população, que traça uma comparação entre a morte de Osama bin Laden e a captura e execução de Saddan Hussein em 2003, onde, parte do próprio povo iraquiano apoiou sua morte. Porém, agora não se trata de um líder unicamente político, e sim de um ícone religioso e quer nós queiramos ou não, carismático. Osama Bin Laden, que possuía recursos financeiros quase que ilimitados, criou a o longo de sua vida ( vivendo em cavernas e casas precárias ) uma identificação com a grande maioria afegã; povos pobres cuja única esperança se aninhava na fé islâmica e no radicalismo  inflamado por ele suportados pelas promessas de Alá.

O povo que seguia Osama não é, nem de longe, o mesmo que se curvava a Saddan. São realidades muito diferentes, que podem ter desfechos igualmente ambíguos.
Imediatamente ao anuncio da morte de Osama bin Laden, a maior comoção em Cabul foi por onde seria enterrado seu corpo, momentos depois a notícia de que havia sido jogado ao mar criou grande revolta entre, não só suas bases, mas entre os que consideram um insulto a forma com que os soldados americanos trataram o seu corpo. -Existem rituais a serem seguidos que não foram respeitados- afirmou Abdalatif Ahu, líder muçulmano.
-O corpo possui uma certa dignidade, tratando-se de uma pessoa assassinada ou morta por causas naturais, é preciso respeitar o corpo de um ser humano, fiel ou não, muçulmano ou não- disse o porta-voz do centro Al-Hazar ( autoridade islâmica ).
Segundo as leis islâmicas o corpo de, primeiramente ser lavado com água e sabão,em seguida somente com água e por fim, uma mistura de água com cânfora, só então, o corpo deve ser envolvido em três mortalhas brancas. O enterro deve ser feito sob a terra, sem uso de caixões, com o corpo em posição paralela a Meca e com a cabeça levemente virada para a direita, para que seu rosto o dirija a Kaaba, o santuário sagrado de Meca.
Apesar de fontes americanas afirmarem ter havido a bordo do navio um velório que seguisse os rituais islâmicos, é difícil acreditar que os soldados iriam realizá-lo. Mesmo assim o enterro não ocorreu.
Deve-se entender que a Al-Qaeda não acabou, a morte de seu líder-maior não impede sua substituição, talvez não imediata, mas inegável a médio prazo. É preciso entender os riscos assumidos ao se tomar uma decisão de dimensões como esta que o governo norte-americano acaba de adotar. A morte de Osama, seria algo impossível de não acontecer, caso fosse capturado com vida. Porém, assim como Saddan, o tempo que seria gasto com seu julgamento serviria para abrandar ânimos, que neste primeiro momento ameaçam a segurança de pessoas ao redor do mundo. Onde há um país muçulmano, existe a possibilidade de uma retaliação contra os EUA. Seja de qual forma for, desde um atentado a uma embaixada a um assassinato em uma travessia qualquer. Nenhum americano está totalmente seguro em território islâmico. E caso qualquer atitude vista como retaliação seja adotada, seria normal ( em se tratando dos EUA ) que uma resposta a altura seja colocada em ação.
Hoje foi um dia histórico, nós que o presenciamos, somos testemunhas oculares de um momento que pode significar, talvez, muito mais que o fim de uma longa caçada por justiça.
Mas sim o inicio de outras...

                Vídeo do discurso de Barack Obama sobre a morte de Osama bin Laden (HD)

4 comentários:

  1. Quem sabe se ele não está vivo?

    Quem sabe se isso não foi um golpe de Osama?

    Após a sposta morte de Osama, temos que ver se o povo do Afeganistão irá protestar e fazer um aterrorismo, ou irão ficar quietos. Olhe bem, se ficarem quietos, que dá para ver que em algo errado!

    Quem prova de Bin Laden está morto? Bin Laden, pode ter crtado a barbara e varios outros tipos de desfarce.

    ResponderExcluir
  2. Pode esperar...
    Eles ja estão prometendo dar o troco...pelo menos é o que selê nas noticias dos jornais...bjs
    Estou te seguindo por aqui...ok?

    ResponderExcluir
  3. Tambem vou acompanhar apartir de hoje o seu blog....
    sucesso.

    ResponderExcluir