quinta-feira, 28 de abril de 2011

Kinect: Games + exercícios = Saúde.


Com a chegada ao mercado deste novo "estilo de game" algumas colocações logo foram feitas:
-Ah! Mas é bom para saúde!;
-É a maior inovação no que diz respeito a diversão sedentária x vida saudável;
-São jogos sem violência;
Quanto ao fato de não haver violência, se você procurar agora pela net por kinect fail, o que vai encontrar é uma sequência infindável de pessoas tomando altas porradas em movimentos simplesmente dignos de MMA.

Quanto a história de que elimina a diversão sedentária, eu até concordo, já que é impossível jogar e não terminar literalmente em um game over, o que nos remete ao outro ponto: é bom para saúde...
Será mesmo?
 
Estar lesionado não é bem um conceito muito comum para 'saúde'.
Apesar de os vídeos supracitados nos deixam a interrogação, e de os próprios fabricantes aconselharem os usuários a tomar cuidado com o tempo excessivo de jogo, sugerindo um tempo de descanso no caso de dores ou mesmo tomar cuidado com outros jogadores, os beneficios são inegáveis.
Médicos e profissionais da saúde já vêem estes games como uma opção no tratamento de alguns tipos de  doenças.

Atualmente pesquisadores estão utilizando estes aparelhos em tratamentos direccionados a pacientes com problemas motores, provenientes de distúrbios de ordem neurológica. A formula é simples: diferentes configurações que privilegiem a utilização mais acentuada das áreas afetadas do cérebro, exercitando de forma sutil,porém eficaz, áreas que de outra forma só poderiam ser ativadas com sessões extremamente densas de exercícios muitas vezes dolorosos e desgastantes.
Outra boa notícia no campo da saúde veio da Universidade de Rochester, NY, citando que é possível tratar de distúrbios da visão com games de "tiro". A ênfase da descoberta dirigida pela pesquisadora Daphne Bavelier está em uma doença chamada AMBLIOPIA, que afeta a percepção de contrastes.

Já para a revista 'Pediatrics' a maior vantagem está no gasto energético que gira em torno de 170% a mais que na utilização de um vídeo game comum. Sendo assim reduzindo  drasticamente as chances de uma criança/jogadora se tornar um adolescente obeso.
Além de ter títulos de grande expressão voltados para seus usuários (Star Wars, Halo, Sonic free riders, etc. ), o kinect vale por sua diversão, interação e claro, pela possibilidade e uma melhor saúde.
Vale, com certeza, muito a pena!

0 comentários:

Postar um comentário